quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O QUE FAZER DIANTE DA ORDEM DE DEUS?









“Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde eu for!”. Josué 1:9







Imagine a seguinte hipótese: Você está em seu trabalho, e como em todo trabalho, você está sendo visto por seu patrão. Você se destaca em seu trabalho, e, vendo o seu empenho, seu patrão lhe confia algo de maior importância e responsabilidade para fazer. Ou então, imagine outra situação. Você, certamente é filho. Seu pai, confiando em você, lhe incumbe de algo de extrema responsabilidade. O que você faria?





Pois é! Esta é a situação de Josué, que era o auxiliar de Moisés, após sua saída do Egito, e próximo à chegada do povo para conquista da terra prometida. Moisés morre, e Deus dá a incumbência de Josué conduzir o povo a tomar posse da Terra. O que fazer diante do mandado de Deus?
Entenda a situação de Josué: Moisés, o grande líder que estava, até então conduzindo o povo à terra prometida morreu (Js. 1:1). Josué era o auxiliar de Moisés (v. 1), e ele recebe uma responsabilidade muito grande: conduzir todo o povo à conquista da terra (derrotar inimigos, cuidar do povo), (Lição importante: Ser fiel no pouco, ainda que apenas como auxiliar, pois Deus é quem nos coloca em lugar de honra – Mt. 20:21, mas primeiro é necessário saber servir – Lc. 22:26). Mas, O que fazer diante da ordem de Deus? Podemos notar alguns pontos claros no texto:




Seja Forte:


Uma característica muito importante, repetida 4 vezes contexto do versículo. (Js. 1:6, 7, 9, 18). Segundo o dicionário Aurélio forte é muita possibilidade de vitória; valente. Ou seja, é, mesmo em momentos angustiantes, de dificuldade, é permanecermos confiantes, não cair diante da dificuldade. (Provérbios 24:10). Ser forte é saber enfrentar, é fazer! Não adianta ficarmos: “Ai eu estou com medo! Eu não vou conseguir!”. Valente, forte.




Seja Corajoso:



Outra uma característica muito importante, também repetida 4 vezes contexto do versículo. (Js. 1:6, 7, 9, 18). É uma característica muito especial, pois no versículo 7, Deus manda Josué ser muito corajoso. Coragem é energia moral ante situações aflitivas, difíceis (Dicionário Aurélio). Está ligado à força. Quando nos sentimos seguros de algo, somos corajosos. Jesus foi muito corajoso em muitos momentos de seu ministério terreno, porém destacaremos apenas um momento (Lucas 13:31 - 33).




Não se Apavore:


Não apenas devemos fazer algo diante da ordem de Deus, mas também, não fazer. O pavor é o medo, terror (Dicionário Aurélio), é o oposto de ser forte. Não podemos nos apavorar, pois acabamos fazendo aquilo que não é correto. O rei Saul cometeu este erro diante dos filisteus (I Samuel 13:11), e acabou perdendo o reinado por seu apavoro. Ou seja, quando nos apavoramos temos a tendência de perder.




Não se Desanime:



É exatamente o oposto de ser corajoso. Esta é uma característica que não podemos ter. Paulo falou sobre isso (II Coríntios 4:8). Não podemos ficar desanimados, pois quando estamos assim acabamos não fazendo, ficamos parados diante daquilo que nos foi designado fazer. Imagine Jesus vendo tanta iniqüidade e pecado por parte do povo. E, na hora em que mais ele precisou, na hora de sua morte, os seus o abandonaram. Tinha tudo para desistir, mas prosseguiu, e por isso não podemos desanimar, mas prosseguir.
Implicitamente, vemos duas características, também muito importantes: Obediência. Quando você recebe uma ordem, o que se espera é ser obediente. Josué foi obediente, e sem discussão com Deus. (Josué 1:10,11). A obediência é extremamente importante (I Sm. 15:22); Também implícito, Fé: Josué confiou, teve fé na ordem de Deus de que ele e o povo tomariam posse da Terra, e o que de fato aconteceu. (Hebreus 1:6).
Você poderá dizer: “Ufa! Ainda bem que Deus não me escolheu para fazer nada! Isso é muito difícil!”. Mas preciso abordar alguns conceitos importantes: Você já foi escolhido por Deus (João 15:16); Deus já te mandou fazer algo (Atos 1:8).


Conclusão:



O que Deus tem procurado, são pessoas que estejam dispostas a servi-lo, a cumprir seu mandado. Que você tenha certeza de que, se você foi chamado por Ele, é por que Ele vai te abençoar e capacitar para cumprir sua ordem. Deus não confia sua obra a qualquer um.
O que Deus espera de nós nestes últimos dias da igreja aqui na terra, é que o sirvamos com coragem, força e dedicação. Será difícil? Sim (João 16:33; Lucas 21:12-15). Mas o melhor é que Ele estará conosco (como diz o final do versículo). Confie em Deus, e faça a sua parte. Ele sempre estará contigo e conta com você!





2 comentários:

  1. Ola Zênio!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo


    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz e um 2010 abençoado para você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir